MITOS SOBRE O BALÃO INTRAGÁSTRICO
Existem muitos mitos sobre o balão intragástrico. Algumas pessoas se sentem receosas em inserir o balão por não saberem muito sobre ele. É um procedimento relativamente novo no Brasil, e ainda faltam informações sobre ele. Por isso, viemos esclarecer algumas das maiores controvérsias sobre essa maneira rápida e indolor de perda de peso.
1. O BALÃO INTRAGÁSTRICO ALARGA O ESTÔMAGO.
Isso é um mito. O estômago tem um tamanho único, sendo impossível alargá-lo. O tamanho continuará o mesmo, com balão ou sem.
2. O BALÃO MURCHA COM O TEMPO.
Mais um mito, o balão não murcha. Ele é inflado com um líquido, e não com ar, por isso, não irá desinflar.
3. EM CASOS DE NÁUSEAS E VÔMITO, HÁ UM RISCO DE O BALÃO SER EXPELIDO.
Não há esse risco, pois, o balão é inflado com um líquido no estômago. Ele não passaria pelo esôfago.
4. O BALÃO PODE SE DESLOCAR PARA O INTESTINO
Não, apenas se ele furar ou vazar, o que é muito raro. Se isso acontecer, o paciente saberá rapidamente por causa do líquido azul usado no balão, que tornaria suas fezes e urina azuis.
5. NÃO SE PODE INGERIR ALIMENTOS QUENTES
Mito, o motivo pelo qual os pacientes com balão não consomem refrigerante é porque faz mal para a saúde e não condiz com a dieta. Não é prejudicial para o balão.
6. NÃO SE PODE INGERIR ALIMENTOS QUENTES
Mito, pode-se ingerir alimentos em qualquer temperatura. Com o balão intragástrico o paciente leva uma vida normal, e pode se alimentar tranquilamente. A única coisa que muda é a dieta, usada para um emagrecimento mais rápido.
7. O BALÃO É COLOCADO POR MEIO DE UMA CIRURGIA
Mito. O balão é inserido em um processo de endoscopia, sem dor ou incômodo. O paciente é levemente sedado, e dormirá durante o procedimento.
Ainda ficou alguma dúvida? Entre em contato com o Dr. Mauro Jácome!