A RETIRADA DO BALÃO INTRAGÁSTRICO

mitos-sobre-o-balao-intragastrico

O balão intragástrico é uma bola de silicone, feita para suportar o ambiente estomacal, sendo inflado dentro da câmara gástrica através de uma endoscopia. Ele é indicado para pessoas que querem perder peso, porém o benefício vem com a mudança de comportamento através da reeducação alimentar.

A retirada do balão intragástrico é feita através de uma pequena endoscopia, onde o médico aspira todo o líquido dentro do balão e o retira vazio. Tanto o processo de colocar o balão e retirada do balão intragástrico, ocorre em média de 30 a 60 minutos, com recomendações médicas antes e depois do procedimento.

A retirada do balão intragástrico não significa o fim do tratamento de perda de peso, pois após a retirada, o paciente deve manter uma alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios físicos. Por isso falamos em reeducação alimentar, o paciente aprende a se alimentar melhor e em menores quantidades com o balão ocupando uma parte do estômago.

APÓS A RETIRADA DO BALÃO INTRAGÁSTRICO

Após a retirada do balão intragástrico, é preciso tomar alguns cuidados como manter o acompanhamento médico. É muito importante que o paciente continue tendo acompanhamento com endocrinologista, nutricionista e psicólogo, isso auxilia na perda de peso efetiva e duradoura.

Manter acompanhamento com o educador físico também é essencial, é preciso ter uma rotina ativa de treinos específicos para cada fase do emagrecimento. Além disso, segundo alguns estudos, pacientes que mantêm as atividades físicas após a retirada do balão intragástrico, perdem cerca de 20% a 40% mais peso do que aqueles que não fazem exercícios.

A obesidade é uma doença que precisa ser constantemente controlada, por isso, é essencial que se mantenha o foco e o acompanhamento após a retirada do balão intragástrico. Assim, os resultados serão muito mais gratificantes além de estar cuidando da saúde.

Ainda ficou alguma dúvida? Entre em contato com o Dr. Mauro Jácome!