DORES NO ESTÔMAGO – CAUSAS, COMO EVITAR E TRATAMENTOS
TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AS DORES DE ESTÔMAGO
Muitas pessoas sofrem com dores no estômago frequentemente e botam a culpa em algum alimento que tenha sido ingerido durante o dia. Mas na verdade é muito importante ficar atento quanto às doenças que podem ser os motivos dessas dores. Gastrite, refluxo, intolerância a lactose, úlceras e câncer são algumas delas. Portanto, mesmo podendo ser evitadas, as dores do estômago devem ser investigadas para evitar futuras complicações. Também é bom manter em mente alergias e intoxicações alimentares, pois essas muitas vezes causam dores, dependendo do alimento.
Para evitar as dores, o melhor remédio é uma alimentação balanceada e rica em fibras. Fuja de gorduras, bebidas alcoólicas, fumo e condimentos muito fortes. Beba muita água e tenha uma vida ativa, assim os riscos de desenvolver uma doença do estômago é bem menor.
Uma das coisas mais importantes é não esperar a dor ficar insuportável para procurar ajuda. Muitas pessoas negligenciam as dores de estômago, tomando remédios por conta própria sem se consultar com um médico. Isso pode piorar a dor e agravar a causa. Então, caso sinta alguma dor de estômago forte, não ignore e vá até um especialista. Veja aqui um artigo muito bacana sobre as dores do estômago.
O diagnóstico das dores de estômago pode ser feito por endoscopia, um exame que usa uma câmera conectada a um tubo para observar se há alguma anormalidade no sistema digestivo. O tratamento de diversas doenças também pode ser feito com a ajuda desse instrumento, causando uma recuperação mais rápida, já que não são necessários cortes e o paciente pode ir para casa no mesmo dia, na maioria dos casos. Só é preciso ficar atento à preparação para os exames e tratamentos endoscópicos, pois é necessário um jejum. A presença de um acompanhante no centro clínico também é imprescindível, pois o paciente será sedado e isso pode afetar seus reflexos. Se tiver mais dúvidas, entre em contato conosco!
Ainda ficou alguma dúvida? Entre em contato com o Dr. Mauro Jácome!