A importância dos exames endoscópicos

importancia-dos-exames-endoscopicos

A ENDOSCOPIA PODE DIAGNOSTICAR DOENÇAS PRECOCEMENTE

A endoscopia é um exame feito por gastroenterologistas para observar o sistema digestivo. É usado um fino tubo com uma câmera acoplada que passa pela garganta do paciente. Esse tubo chega ao estômago e mostra as imagens ao médico por uma tela. Exames endoscópicos também têm um valor terapêutico, em que cuida e trata de doenças existentes no aparelho digestivo. Também tem um caráter preventivo, já que consegue diagnosticar doenças em seus estágios iniciais.

A endoscopia se relaciona ao sistema digestivo. Quando existe algum sintoma como refluxo, dores abdominais e náuseas o paciente deve fazer o exame para descobrir o que está causando o desconforto. A endoscopia pode diagnosticar diversas complicações como gastrite, úlceras e até câncer.

Em casos de câncer, é muito importante ter um diagnóstico precoce, pois as chances de cura aumentam consideravelmente. O tratamento é feito por meio de cirurgias, quimioterapia, e em casos que a cura não é mais possível, a endoscopia terapêutica pode servir de conforto para o paciente ter uma sobrevida mais tranquila.

O que muitas pessoas não sabem é que exames endoscópicos também podem ser usados em procedimentos de perda de peso. Existem diversas modalidades como inserção de balão intragástrico, endosutura gástrica e plasma de argônio para aqueles pacientes que estão tendo problemas com reganho de peso. É uma alternativa com recuperação rápida e indolor às cirurgias bariátricas e outras mais invasivas.

O exame de endoscopia na maioria das vezes leva em torno de 20 minutos para ser feito. O paciente é sedado, não precisa de anestesia, e pode ir para casa no mesmo dia, sem necessidade de internação. É um procedimento tranquilo, rápido e essencial para diagnosticar doenças do trato digestivo. A Cronos Medicina Diagnóstica oferece o que há de melhor nessa área, com profissionais extremamente qualificados.

Ainda ficou alguma dúvida? Entre em contato com o Dr. Mauro Jácome!