O que são Varizes Esofágicas?

o-que-sao-varizes-esofagicas

O esôfago é um órgão do aparelho digestivo e sua função é levar o alimento da laringe ao estômago. As varizes esofágicas são dilatações das veias do esôfago, que se tornam tortuosas. Elas ocorrem devido ao aumento da pressão do sangue dentro delas e podem chegar a se romper, causando grandes sangramentos.

Quando um obstáculo dificulta a circulação do sangue na região, a pressão aumenta causando varizes. Esse obstáculo pode ser a cirrose hepática ou a esquistossomose, mas muitas outras causas podem acarretar no surgimento das varizes.

SINTOMAS

Em si as varizes esofágicas não produzem sinais ou sintomas. Mas quando sangram elas podem provocar a presença de sangue nas fezes, vômitos de sangue e até o suprimento insuficiente de sangue nos tecidos e células do corpo, nos casos mais graves.

TRATAMENTO

O diagnóstico das varizes pode ser feito através de exames de imagens ou endoscopia digestiva. A escleroterapia é um dos tratamentos para as varizes esofágicas e consiste em injetar diretamente na variz uma substância química. O procedimento ocorre no consultório médico e dura cerca de 1 hora. O objetivo do procedimento é eliminar as varizes menores e diminuir as maiores. Todo o processo é feito através de uma endoscopia e em sessões com intervalo de 15 dias.

A ligadura elástica tem o mesmo objetivo da escleroterapia, mas trabalha de maneira diferente. Ela também é feita através de uma endoscopia e as veias são estranguladas para diminuírem de tamanho e desaparecerem. Ela também é feita em sessões e é necessário que o paciente esteja acompanhado devido aos sedativos usados.

A melhor maneira de prevenir as varizes esofágicas é eliminar ou tratar as possíveis causas de cirrose, já os pacientes que possuem as varizes é importante recorrer aos tratamentos adequados para evitar as hemorragias.

Ainda ficou alguma dúvida? Entre em contato com o Dr. Mauro Jácome!